por que o dia 20 de novembro foi escolhido como dia da consciência negra? , O Movimento da Consciência Negra (BCM) foi um movimento ativista antiapartheid de base que surgiu na África do Sul em meados da década de 1960 a partir do vácuo político causado pela prisão e banimento da liderança do Congresso Nacional Africano e do Congresso dos Estados Unidos. Um africano após o massacre de Sharpeville em 1960.
O BCM representa um movimento social de consciência política.
O BCM representa um movimento social de consciência política.
por que o dia 20 de novembro foi escolhido como dia da consciência negra?
As origens da [consciência negra] estavam profundamente enraizadas no cristianismo. Em 1966, a Igreja Anglicana sob a liderança do Arcebispo Robert Selby Taylor realizou uma reunião que mais tarde levou à fundação do Movimento Cristão Universitário (UCM). Isso deveria se tornar um veículo para a consciência negra.
hee por que o dia 20 de novembro foi escolhido como dia da consciência negra?
O movimento da consciência negra começou a se desenvolver no final dos anos 1960 e foi liderado por Steve Biko, Mamphela Ramphele e Barney Pittiana. Durante esse período, que coincidiu com o apartheid, o ANC se comprometeu com a luta armada por meio de sua ala militar Umkhonto we Sizwe, mas esse pequeno exército guerrilheiro foi incapaz de capturar e manter território na África do Sul ou obter concessões significativas por meio de seus esforços. O ANC foi banido pelos líderes do apartheid e, embora a famosa Carta da Liberdade continuasse a circular apesar das tentativas de censurá-la, para muitos estudantes o ANC havia desaparecido.