regiões do brasil antes de 1970?
Com uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados (3,2 milhões de milhas quadradas) e lar de mais de 213 milhões de pessoas, é o quinto maior país do mundo em área e o sétimo em população. Sua capital é Brasília, enquanto São Paulo é sua cidade mais populosa. A federação é composta por 26 estados e um distrito federal. O Brasil é o maior país de língua oficial portuguesa e o único das Américas, é também um dos países com maior diversidade cultural e étnica, devido às migrações em massa de todo o mundo que duraram mais de 100 anos, além a ser o país mais populoso dos romanos, católicos.
Delimitado pelo Oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7.491 quilômetros (4.655 milhas). Faz fronteira com todos os outros países da América do Sul, exceto Equador e Chile, e cobre 47,3% da área terrestre do continente. Sua Bacia Amazônica inclui uma vasta floresta tropical que abriga várias espécies de vida selvagem e vastos ecossistemas e recursos naturais que incluem muitos habitats protegidos. Esse patrimônio ambiental único faz do Brasil um dos 17 países altamente diversos e é uma grande preocupação global, pois a degradação ambiental de atividades como o desmatamento afeta diretamente questões globais como mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
hee regiões do brasil antes de 1970?
Vários povos indígenas se estabeleceram no Brasil antes de 1500, quando chegou o explorador Pedro Álvarez Cabral, que reivindicou a região para o Império Português. O Brasil permaneceu como colônia portuguesa até 1808, quando a capital do império foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro. A colônia foi elevada à condição de reino com a formação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Ocidente em 1815. A independência foi alcançada em 1822 com a criação do Império do Brasil, um estado unitário governado por uma monarquia constitucional e sistema parlamentar. A ratificação da primeira constituição do país em 1824 levou à formação de uma legislatura bicameral, agora chamada de Convenção Nacional. O país tornou-se uma república presidencial em 1889 após um golpe militar, enquanto uma junta militar autoritária chegou ao poder em 1964 e governou até 1985, após o qual o governo civil foi retomado. A atual constituição brasileira foi elaborada em 1988, que define o Brasil como uma república federal democrática. Vale ressaltar que o Brasil ocupa o décimo terceiro lugar no mundo em número de Patrimônios da Humanidade, segundo a classificação da UNESCO, que é atribuída à sua rica civilização e história.
O Banco Mundial classifica o Brasil como uma economia recém-industrializada de renda média alta, uma vez que detém a maior parcela da riqueza global na América Latina. O Brasil é uma economia emergente avançada, com o décimo segundo maior PIB do mundo em termos nominais e o oitavo maior em medidas de paridade de poder de compra. O Brasil é um dos mais importantes países produtores de cereais do mundo, sendo o maior produtor de café nos últimos 150 anos. O Brasil é uma potência regional e às vezes é considerado uma grande ou média potência em assuntos internacionais. Muitos analistas classificaram posteriormente o país como uma potência emergente e uma potencial superpotência devido ao seu reconhecimento e influência internacional. O Brasil é membro fundador das Nações Unidas, do G20, dos grupos BRICS e MERCOSUL, da Organização dos Estados Americanos, da Organização Educacional, Científica e Cultural dos Estados Ibero-Americanos e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.